terça-feira, 17 de maio de 2011

Entrevista- Leonardo Araujo

A Terceira entrevista, para que cada vez possamos compreender melhor esse estilo de arte, partindo de pontos de vistas diferentes.



 Nome?

Leonardo Araujo

Idade?
 17 anos

Onde mora?
Curitiba-PR

Desde que ano você está envolvido com arte urbana?
Faço uns rascunhos desde 2005, mas comecei a por a mão na massa mesmo na metade de 2007 mais ou menos.



Que motivo o fez buscar o graffiti?
Primeiro que é uma parada que impressiona... e eu sempre desenhei e tal, ... daí via nas ruas, em revistas...e comecei a rabiscar uns ...


O que você assina?
Storm


Por que resolveu escolher esse nome?
Pô, não tem bem um por que um dia a gente tava rabiscando umas letras e pá...tava querendo mudar meu vulgo , daí ficou Storm.

Assina em crew? Qual e o que significa?
Sim, assino. That's Color... é uma parada que saiu do nada! Um dia a gente tava pirando numas folhas, daí o Borges, um amigo meu, praticamente irmão, terminou o dele, e ficou uma folhinha com umas cores muito da hora saca ? daí ele fala "naass thats color piaa" haha daí ficou.

Sofre ou já sofreu algum tipo de preconceito por ser graffiteiro?
Bom, nunca fui discriminado por fazer graffiti, mas sei que tem gente que fala mal, mas isso pra mim pouco importa.

Como foi o processo de evolução para seu estilo, quais são suas inspirações em seus trabalhos?
Evolução é constante, hoje faço um com um estilo e pa.. amanhã já posso fazer outro diferente, sempre tentando melhora ...inspiração é tudo , de uma música, um outro graffiti visto no caminho do bonde , ou até mesmo uma fita que rolou...

E influências fora do graffiti?
Não muitas, na verdade quase nada... Como inspiração quando faço meus esboços escuto um bom rap underground, Non Phixion, 9th Wonder, Apani B, entre outros mais, e alguns nacionais também, Cabes, Parteum, Kamau, SNJ, RZO...

Pra você, o que é graffiti?
Graffiti pra mim é liberdade, é felicidade, união, amor, protesto, positividade.

E arte?
Também.

Você acha que hoje em dia existe união de grafiteiros entre si? E pichadores e grafiteiros, por exemplo? Acha que há limitações de alguns pontos de vista ou aspectos?
 Depende muito, as idéias variam bastante !!! A quem ache que um é certo e o outro não, ou vice e versa...  Mas acredito que não seja uma união tão a pampa assim não....tem muita treta ainda...acredito que todos devemos nos respeitar, pois dividimos o mesmo espaço.



Desde que você começou, até agora, o que mais mudou e o que continua na arte de rua, em sua opinião?
 Acho que hoje há um modismo maior... isso é um pouco ruim... mas por outro lado , tão dando um apreço melhor ao graffiti , tá sendo visto com outros olhos , tá ganhando espaço...e tem uma piaza a pampa também se interessando, que não é aqueles que acham graffiti "bunitinhu", são aqueles que querem representar , fazer a parada porque curte mesmo, e não porque o amigo tá fazendo...e sim porque sente! Graffiti é expressão... sem sentimento não dá!

É possível viver da sua arte, ou você tem que batalhar por fora também?
Pow! Eu não vivo dela não, e tá beeeeeem longe disso! Hoje eu faço estágio, e mesmo assim é foda... Tenho outras coisas pra compra também... eu sempre tento deixar uma grana pra fazer um graffiti por mês e pa...mas mesmo assim às vezes não dá! O foda mesmo era quando a grana vinha do bolso do meu velho... guardava uma grana ... daí depois que tinha a grana fazia..

Como imagina o graffiti daqui dez anos?
Não faço idéia, o futuro é muito incerto. Se eu disser que imagino de algum jeito estaria mentindo, mas acredito que estará num nível foda, com bons pintores, boas técnicas, bons ideais.

Graffiteiros assim como pichadores pintam em muros sem autorização?
Pintam sim... Faço um ou outro graffiti vandalzera, mas sou mais de boa, prefiro os autorizados.

Faz só em autorizados porque não concorda com essa coisa de “invadir” uma propriedade do outro? Comente sobre isso.
Penso que cada um tem sua correria, eu gosto mais dos autorizados, é ruim pintar na correria, prefiro pintar mais sossegado.

Como vê o graffiti no Brasil?
Penso que é bom, mais precisa melhorar, precisa de mais espaço, precisa receber o valor devido, ainda há muito preconceito...

E fora do Brasil?
Fora a parada é mais na paz, a galera já tem uma visão mais aberta, tem vários lugares onde a cena é bem forte...Berlin é um deles.

Segue algum tipo de estilo?

Não muito, mudo um pouco a cada trabalho.





O que você diria para os que estão começando agora?
Eu diria pra não ir na "loca". Fazer a parada com coração, que se é isso que quer mesmo fazer...mete a cara!Procura sabe sempre mais... E respeito sempre!


E o que diria para quem lê esta entrevista?
Diria que o graffiti é um monstro! Cultura rica... que se tiver algum preconceito procure olha com outros olhos....graffiti é vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário